Metodologia de Trabalho

       A EMEI Arco-Íris compreende ensino e aprendizagem como processos diferentes, mas ligados por sua interdependência pedagógica. Desta forma, tem como proposta de ensino e de aprendizagem, o desenvolvimento do trabalho através da pedagogia de projetos. 
Para Hernandez (1998 e 2000), os projetos de trabalho representam uma nova postura pedagógica, coerente com uma nova maneira de compreender e vivenciar o processo educativo de modo a responder a alguns desafios da sociedade atual. Nesse sentido, evidencia-se uma ruptura com a visão tradicional de educação. Não se trata, portanto, de uma mera técnica, mas de uma maneira de compreender o sentido da escolaridade baseado no ensino para compreensão, que é uma atividade experiencial, relacional, investigativa e dialógica.
Acreditamos que ao participar de um projeto, o aluno está envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas.
O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos os processos de ensino e de aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização, e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos (Hernandez, 1998 e 2000).
Acreditamos que nesta situação de aprendizagem, o aluno aprende a selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de ideias, enfim desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares, resignificando seus saberes.
Sendo assim, cada turma desenvolve o projeto de estudos de acordo com a faixa etária, os interesses e necessidades da turma, que são observadas pela professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário